segunda-feira, 29 de julho de 2013

INICIO DA SEMANA PEDAGÓGICA - 2013


O ano letivo de 2013 inicia-se na cidade de Baraúna - RN, neste dia 19/02, na Escola Municipal Prof. Amauri Ribeiro, promovida pela Secretaria Municipal da Educação e do Desporto - SMED, tendo a frente o Prof. Marcos Antônio de Sousa e a Equipe Técnica da SMED composta de: Fábio Abreu, Lucinete Timóteo, Rita de Cássia, Rosilene Ramos e as Coordenadoras Pedagógicas, assim como a participação especial dos diretores escolares e suas equipes.
Às 08h00 da manhã inicia-se o processo de inscrição dos Professores Participantes contando com animação da Banda de Música do Município que vinha tocando alguns dobrados, suavizando os ouvidos dos professores presentes aguardando a hora do inicio da abertura da Semana Pedagógica - 2013, a cada momento ia aumentando o número de pessoas presentes, eram apertos de mãos daqui, os abraços de lá, conversas em rodas, mas todos demonstravam uma alegria ao reencontrar os amigos, que por motivos ou outros não se viam, nos últimos tempos, principalmente após o encerramento do ano letivo de 2012.
A cada momento ia chegando mais professores, pois alguns viam da Zona Rural do nosso município e outros eram oriundos da cidade de Mossoró, mas que prestavam serviços na Educação local. O local começou a encher de tal forma, que em certo momento faltaram cadeiras para os presentes, mesmo assim, todos se comportaram na maior, e ao se aproximar às 09h00 o cerimonearista o Prof. Francisco Carneiro, iniciou o evento citando os nomes de alguns professores presentes, diretores, coordenadores, secretários municipais e a presença do Prefeito Municipal o Eng. Isoares Martins que acabava de chegar.
Assim, começou a se fazer a mesa, foi convidado o Prefeito Isoares Martinsl, o Secretário da Educação Prof. Marcos Antônio, a Secretaria de  Ação Social Lucia Fernandes, a Secretária da Saúde Jania Freire, o Secretário da Agricultura Prof. Luiz Soares, o Secretário do Turismo Sr. Arimateia Azevedo, o Secretário da Infra-Estrutura o Sr. Ediberto, A Chefe de Gabinete Profª Núbia Oliveira e os Vereadores Presentes: Robertão, Divanize Oliveira e a Profª Gisele Romão, o Coordenador Geral da Educação Prof. Fábio Abreu, a Técnica Educacional Profª. Lucinete Timóteo, os Diretores: Francisco Reginaldo, João Edvan, Valquiria Fernandes e Francisco Ednaldo.

Foi solicitado que a nossa Banda de Música toca-se o Hino Brasileiro que foi cantado por um aluno da Escola Maria Barros do 4º ano, logo depois tocou o Hino a Baraúna, agora cantada por uma aluna da 5ª ano da mesma escola, fruto de um trabalho do Programa "Mais Educação".
O evento teve a continuação onde os presentes levaram a sua mensagem de inicio de ano letivo, desejando a todos um feliz ano de trabalho e frisando a importância do trabalho da Educação na cidade e por que não dizer no Brasil.
Chegou a vez da palestrante que levou a sua mensagem de conforto a todos os presentes, a professores palestrante seguiu o cronograma proposto e falou sobre o Tema: "A Escola e o Processo de Significação do Currículo", tema este escolhido com muito cuidado pela equipe da SMED, e que trouxe uma professores especialista no assunto, para efetuar a palestra. O trabalho continuo até aproximadamente às 13h00 quando do encerramento da palestra, e cada escola dividiu seu pessoal e os convidou para no dia seguinte continuar a Semana Pedagógica, agora em suas escolas.  



A SMED SE PREPARA PARA SEMANA DA PÁTRIA

A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto - SMED, tendo a frente o Professor Marcos Antônio e a sua equipe, promoveram nesta sexta feira, 26/07, às 09h00 um encontro para discutir proposta do projeto "Semana da Pátria", onde a principal culminância é o desfile cívico do 7 de setembro, estiveram presente os Secretários Municipais: Jania Freire da Saúde, Ediberto da Infraestrutura,
representante da Ação Social, Núbia Oliveira da Chefia do Gabinete, os diretores escolares municipais: João Edvan e equipe do Maria Barros, Valquiria e equipe do A.Ribeiro, Reginaldo e equipe do Manoel de Barros, o encontro contou ainda com a participação da Diretora e Vice-diretora do João de Abreu, Irmã Silvaneide Estevan e Regineuma Barros, além dos Coordenadores Escolares teve a participação de alguns professores e representantes das Escolas Privadas de Baraúna e das escolas municipais da Zona Rural.
O Secretário da Educação conduziu a reunião com 
maestria, primeiro deu as boas vindas a todos, falou da importância da participação das escolas no projeto e resgatou um histórico dos últimos desfiles que foram um sucesso total, mas frisando bem que sucesso só foi alcançado, por que houve a participação das escolas e seus funcionários de forma crucial e participativa, o mesmo falou que um dos principais problemas dos desfiles anteriores que era o número de Bandas inferiores aos números de escolas e porte, esse ano ia ser mais amenizado pois o município estava criando novas bandas de fanfarra,para ajudar desde os treinamentos até na culminância do desfile, assim como, a SMED iria manter os convites a Bandas de outras cidades para abrilhantar cada vez mais o nosso desfile, e logo depois apresentou uma proposta elaborada pela secretaria que continha o tema "Literatura Brasileira". Foi entregue uma cópia da proposta aos diretores e coordenadores escolares, além dos representantes de entidades, para que cada  um de acordo com a proposta desenvolva em suas escolas os subtemas propostos construindo o Projeto em que a sua escola irar desenvolver no desfile do 7 de setembro. Após a explicação por parte do Professor Marcos Antônio, iniciou-se as discussões sobre qual seria ordem de saída do desfile no dia 07, houve de inicio a proposta de manter a ordem de acordo com o cronograma da proposta do projeto, mas depois foi visto que as Creches Municipais deveriam abrir o desfile por ter uma clientela de crianças e que as mesmos não iriam aguentar a espera.

Dentro das propostas, segue um roteiro a ser seguido pelas escolas da Literatura Brasileira, contendo: As Escolas Literárias, os estilos e os principais autores, enumeradas abaixo:
  •  Literatura de Informação - Pero Vaz de Caminha;
  • Literatura de Catequese - Padre José de Anchieta;
  • Barroco - Gregorio de Matos Pe. Antonio Vieira;
  • Arcadismo;
  • Romantismo;
  • Realismo - Naturalismo - Parnasianismo;
  • Simbolismo - Pré-modernismo - Modernismo;
  • Literatura Contemporânea - Infanto-juvenil - Infantil - Oral - Cordel;
  • Escritores Potiguares.                                               Agora é bola pra frente e as escolas desenvolverem os seus projetos dentro da proposta apresentada, iniciar os seus treinamentos de desfile e esperar a culminância do trabalho que acontecerá no 7 de setembro.  


sábado, 27 de julho de 2013

Aulas de Educação Física - Práticas e Recreativas




O Professor de Educação Física da Escola Estadual João de Abreu - EEJA, Fábio Abreu, em comum acordo com as turmas do 7º e 8º ano, Supervisão e Direção Escolar e o aval dos pais, promoveram aulas práticas de "natação", já que o conteúdo do bimestre lecionado pelo professor foi natação, o mesmo teve o cuidado de preparar as turmas de modo que as aulas teóricas teve a sua culminância nas aulas práticas propostas. O Professor primeiramente os alunos do 8º ano, depois de prepara-los sobre os cuidados que deveriam ter quando adentrassem no meio aquático, o mesmo fez um planejamento das atividades a serem desenvolvidas nestas aulas, como:
 
  • Alongamentos iniciais;
  • Reconhecimento da Piscina;
  • Aula de Hidroginástica;
  • Como proceder em caso de afogamentos;
  • Jogos no meio aquático;
  • Educativos dos 04 tipos de nados;
  • Recreação livre.
  


Desde o inicio os alunos era aquela algazarra, muito alegres e cheio de energia para gastar, o professor tentou levar tudo na esportiva, procurou levar a sua mensagem de forma clara e objetiva, deixou que eles ficassem a vontade para trocar ideias, discutir e fazer na prática os assuntos propostos, em alguns momentos eles só queriam se divertir na água, mas o professor com maestria procurou fazer com que as aulas fossem também prazerosas, criou disputa entre os alunos com provas competitivas, brincadeiras de pega-pega, jogo de futebol aquático, tarefas a serem cumpridas através do escorregador da piscina, tudo isso aumentou cada vez mais a alegria do alunado, após um certo tempo o professor liberou para que cada um ficasse a vontade, mesmo assim com a supervisão do professor que não os perdia de vista.




Em outro sábado o professor trouxe a piscina o 7º ano, repetiu tudo que foi feito com a turma anterior e mais algumas brincadeiras novas, foram duas aulas muito prazerosa de executar, houve a participação de 90% do alunado das duas turmas, todos os alunos participantes adoraram a forma que foi conduzidas as aulas, foi uma experiência impar para todos, tanto o professor como os alunos ao final estavam muito alegre do trabalho realizado, e eles principalmente perguntavam logo, quando iríamos ter outras aulas daquelas, e eu disse a eles que tivessem paciência pois as coisas aconteciam de modo planejado. Ao chegar às 12h00, horário previsto para o termino das aulas, os alunos já começavam a ficar impacientes pois queriam continuar brincando na água, tive
que explicar a todos que o horário disponível da piscina só ia a ter as 12h00 e que eu tinha outro compromisso depois do almoço. Encerramos a aula e ficou uma certeza o nosso alunado necessita também de aulas prazerosas e alegres, onde eles possam ficar mais a vontade e se divertirem.




sexta-feira, 26 de julho de 2013

A SMED ATRAVÉS DO DEPARTAMENTO DE ESPORTE PROMOVE COPA PARA SUB-12









A cidade de Baraúna, apesar de ser muita esportiva, não tem dado ainda um incentivo maior para as categorias de base, quer dizer, uma política esportiva voltada para uma garotada que está surgindo, com idades que variam de 08 à 17 anos. Isto é notório que a Secretaria da Educação através da Coordenação de Esporte e a contribuição da Liga Desportiva - LDB, promoveram até hoje apenas uma copinha para os atletas desta idade, que foram as Copas Sub -11 e Sub - 13, na modalidade de futebol para atletas locais, onde a única exigência era estarem matriculados e sua vida estudantil em dia, juntos  promoveram ainda algumas provas de ciclismo e competições de atletismo,  também promoveram uma Copa Sub - 15 de futebol Inter Municipal, que teve a participação de equipes da cidade de Mossoró, Tibau, Grossos e da nossa Cidade.

Pensando em melhorar essa atitude, a Secretaria Municipal da Educação e do Desporto - SMED, em conjunto com o seu pessoal da Coordenação Geral e de Esporte, tendo a frente Fábio Abreu e Renato Adriano, respectivamente, contando ainda com a participação especial das Escolinhas de Futebol local, resolveram criar a I - Copa de Futebol Criança na Escola - Sub-12, com a  participação das escolinhas locais, mais uma vez com uma única exigência, o atleta tem que está com sua vida escolar em dia:

Escolinha do Palmeiras tendo a frente os coordenadores Marcos Barbosa e Nielison que já vem trabalhando com a garotada há 2 anos, tendo duas categorias o sub-11 e o sub-15, com garotos que variam de idades dos 07 anos até os 15 anos, vem dando uma contribuição muito importante para nossa cidade, pois vem preenchendo os horários dos nossos alunos nos contra turnos escolares, tornando-os homens do futuro e quem sabe alguns craques;
 
Escolinha Leão Azul criada em 2013, tendo a frente Alemão e o  Irmão Jorge, o primeiro um ex-atleta profissional, que dedicou sua vida ao esporte, e defendeu quando pode varias equipes locais, sendo campeão em várias delas, contínua jogando suas peladinhas em nossos campos, mas contribuindo também com o futebol da garotada, o segundo vem dedicando seu tempo disponível ao trabalho com a garotada, ambos são competente naquilo que fazem, também trabalham c0m crianças que vão dos 07 aos 16 anos.

Escolinha do Barcelona da Comunidade de Primavera com a coordenação de Edilson, Agente do Conselho Tutelar, também preocupado com a garotada, resolveu criar na Comunidade de Primavera, uma das mais novas escolinha, inicialmente está começando com uma garotada de 08 à 14 anos, mais segundo o seu coordenador vai expandir até os 17 anos.

A Copa de Futebol Criança na Escola - Sub-12, que acontecerá no período de julho à outubro com jogos as sexta feiras, no horário das 18h00 às 19h3o, na preliminar da Copa Master de Futebol. A primeira rodada já aconteceu nesta 6ª feira, 26/07/2013, o que nos deixa muito feliz, pois será o primeiro movimento unido pelo esporte, valorizando a garotada do nosso município, desejamos aos organizadores, coordenadores de escolinhas  e atletas participantes muito sucesso na copinha e que a mesma possa cultuar o nosso calendário de eventos para os anos seguintes, como também já foi discutido os moldes para no futuro próximo criarem as Copas Sub - 13, Sub - 15 e Sub - 17, tudo isto com apoio total da Prefeitura Municipal de Baraúna  através da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto - SMED, tendo como gestores o Prefeito Isoares Martins e o Secretário Marcos Antônio respectivamente.